Esta especialidade lida com os distúrbios da comunicação oral, escrita, bem como as alterações auditivas e do equilíbrio humano, as tonturas e desequilíbrios.

Quando procurar um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) quanto aos aspectos da comunicação oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala, audição e do sistema miofuncional, orofacial e de deglutição.

O fonoaudiólogo atua na prevenção de alterações da região da face e pescoço além das funções de sucção, mastigação, deglutição e respiração. Além disso, atua no processo de desenvolvimento da comunicação oral e escrita desde a infância à vida adulta, auxiliando no tratamento de pessoas com dificuldade de comunicação (expressão e compreensão), que interferem na sua integração social e profissional.

Atraso de fala, trocas fonêmicas (sons) – um exemplo desse caso é o personagem “Cebolinha” da turma da Mônica, distorções popularmente conhecidas como “língua presa”, pouca comunicação oral, disfluência (gagueira), problemas de aprendizagem, de leitura e escrita, são alterações comuns observadas, sendo necessária a intervenção do fonoaudiólogo.

Rouquidão que persiste por mais de 15 dias, cansaço vocal, dor ao falar, quebras ou falhas na voz, desconforto respiratório e falta de ar constantes são sinais e sintomas que podem indicar problemas quanto à sua saúde vocal, procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

Start typing and press Enter to search